sábado, 29 de março de 2014

Resenha: Belo Desastre - Jamie Mcguire

Título: Belo Desastre
Autora: Jamie Mcguire
Editora: Versus

 Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura.

Depois de muito adiar, finalmente eu li um dos livros mais comentados dos últimos tempos. Trata-se do polêmico Belo Desastre, o livro que deu o ponta-pé inicial no gênero New Adult, pelo menos no Brasil. O bafafá acerca dele é tão grande que eu não via a hora de saber o motivo disso tudo. Geralmente tenho certo receio com alguns livros muito queridos (Leia As vantagens de ser invisível e Um dia). No entanto os comentários sobre a história de Jamie McGUIRE são bem divergentes, pois muitos amam descontroladamente o livro, enquanto outros odeiam com todas as forças. Depois de um bom tempo, finalmente tenho minha opinião sobre o mesmo. E o que eu acho? Estou sem dúvidas no primeiro grupo, completamente apaixonado e encantado com Belo Desastre.

Eu enrolei bastante com o livro no começo, não pelo fato de estar ruim, mas estava sem tempo por causa da correria do colégio. Porém quando cheguei em certo ponto devorei mais da metade em uma noite de tão viciante e envolvente que é. Posso dizer que essa leitura foi um turbilhão de sentimentos. A autora provoca no leitor as mais diversas reações ao longo da história, o que é MUITO eletrizante. Eu ri, chorei, senti raiva, ódio, amor, suspirei, vibrei, ri novamente, chorei mais um monte e por fim já estava completamente apaixonado por todos os personagens. E ARGH, sabe quando você termina o livro e fica com aquele vazio, aquela saudade dos personagens e ambiente, aquele gostinho de quero mais? Então.. Para minha sorte tem mais, eu não vejo a hora de ler Desastre Iminente, que trata da mesma história, só que pela visão do Travis. 

Mas voltando a Belo Desastre, o livro conta a história de Abby Albernathy, uma garota que (pelo menos pela sinopse) é uma boa garota, que não bebe nem fala palavrão. Tá, só que não. Para mim a Abby é uma personagem de personalidade extremamente forte e de atitude, que não faz corpo mole e dá a cara a tapa, ao contrário dessa mocinha frágil pré-estabelecida na sinopse e a mosca morta que muitas pessoas resenham.  Agora vamos ao Travis "Cachorro Louco" Maddox, o clássico bad boy, por quem todas as garotas são loucas de amor e fazem das tripas coração para conquistá-lo. O que não acontece, visto que ele não quer nada além de uma noite de amor e diversão com todas. Porém, como é de se esperar, com Abby é diferente. E o motivo? Ela demonstra não se importar com ele, batendo de frente e implicando com ele. Os dois mantém uma relação de gato e rato, sendo atraídos por suas adversidades. Travis ganha a vida com suas lutas clandestinas, tendo uma fama lendária por nunca ter sido derrotado em nenhuma. Em uma de suas lutas, ele e Abby se conhecem e a partir daí não param de se encontrar no colégio. Apesar da repulsa de Abby, os dois passam a se conhecer melhor e logo não se desgrudam mais, nutrindo uma amizade (meio colorida) que passa a ser comentada e observada por toda faculdade. Convenhamos que esse povo adora uma fofoca e  não tem outra coisa a fazer a não ser cuidar da vida dos outros.

As coisas mudam quando Abby perde uma aposta proposta por Travis, tendo que ficar no seu apartamento por um mês. E é a partir daí  que tudo fica mais intenso; a amizade, o amor, as brigas, o ciúmes. Vamos conhecendo melhor o Travis e isso assustou muitas pessoas por seu comportamento explosivo e agressivo em certas situações, ficando louco de amor e um pouco obsessivo. E essa mistura de gênio forte do dois é o que torna a história tão estingante e envolvente. Abby e Travis são repletos de imperfeições e vivem cometendo erros, o que mostra o quão humanos os personagens são, passando longe do estereótipo de mocinhos e casal perfeito. Os dois passam por várias crises, vivendo num vai e vem de brigas e reconciliações, amor e ódio.

No meio disso ainda temos América e Sheppley, um casal amigo que está sempre tentando ajudar (ou não) Abby e Travis. Gostei muito da história deles e a importância dos dois para o desenvolvimento. Todos os personagens são muito bem construídos e cativantes. A narrativa da autora é sensacional e a forma como ela direciona os acontecimentos faz com que o leitor não consiga desgrudar do livro em nenhum momento. É realmente de tirar o fôlego e posso dizer que Jamie Mcguire me conquistou.

O livro transmite a loucura que é viver e amar. Mostra que todo relacionamento tem crises e que ninguém é perfeito. Todo mundo tem aquele turbilhão de defeitos dentro de si. Todo mundo estraga as coisas e faz as maiores burradas da vida vez ou outra. Todo mundo já perdeu o controle e o rumo. Todo mundo já se viu perdido dentro de si mesmo. As relações humanas são confusas e instáveis. Mas o amor se trata disso, de um aceitar o Belo Desastre do outro, assim como Abby e Travis se aceitaram e se adequaram um ao outro.


E vocês, já leram Belo Desastre? O que acharam? Estão curiosos para ler?
Não deixem de comentar abaixo! Um forte abraço.

25 comentários:

  1. Oi Cara! Sua resenha ficou ótima, toda ela, mas o último parágrafo (antes da classificação) foi o que mais me convenceu a ler o livro. Assim como você, eu enrolei e ainda enrolo para ler esse livro justamente por causa das opiniões diversas e de todos os elogios que o são feitos, é quase que um pré-conceito só por ele ser famoso assim, mas nunca tinha lido sobre o enredo até ler sua resenha, e percebi que o enredo é, com certeza, algo que me atrai! Parece ser semelhante a Easy, um livro que eu adorei!
    Abraços,
    Gabriel
    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sério, essa coisa dos personagens possuirem personalidade forte é provavelmente o que torna o enredo tão interessante.
    As pessoas estão acostumadas em personagens femininas frágeis e isso é irritante. Como se as mulheres fossem tão coitadas. Por Deus!!! Precisam muito parar com isso.
    Esse ano eu quero muito ler esse livro. Estou adiando a leitura desde o ano passado mas acho que está mais do que na hora de me enfiar nesse enredo que tem tudo pra ser perfeito!!!!

    http://spencer-pretty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, odeia quando as personagens femininas,sempre são construída com características frágeis,é as vezes até meio idiotas.
      Mulheres são mais que isso,amo personagens com personalidade,atitude e até com um pouco de gênio

      Excluir
  3. Ótima resenha, Felipe!
    Eu AMO esse livro, acho um dos melhores do gênero New Adult.
    Acho que Belo Desastre chama a atenção por sair um pouco do comum, colocando a personalidade de ambos (Abby e Travis) batendo de frente.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe!! Não esqueci de vc viu hahahaha.
    Eu estava super ansiosa para saber sua opinião sobre o livro, do tipo roendo as unhas mesmo. E fiquei mega feliz em saber que vc faz parte do meu grupo!!!
    A resenha ficou perfeita, amei, aliás vc sempre arrasa nas resenhas.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, eu estava meio receoso se leria ou não esse livro, as opiniões são bastante opostas quando vejo resenhas sobre ele, mas talvez eu de si uma chance a historia

    Abraços
    des-construindooverbo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Felipe!

    Gostei muito da sua resenha e do seu blog!! Já estou seguindo! Eu quero muito esses livros! A cada resenha quero mais ainda. Estou lendo agora muitos livros que se comparam a nossa vida! Acabei de ler No Escuro e gostei bastante! Estou mais com os pés no chão em relação às minhas leituras! rsrs Parabéns pelo blog! Adorei!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa voce gostou mesmo do livro.
    Sua resenha só aumentou minha vontade de ler.
    Ele é um dos livros mais comentados mesmo..e sempre vejo falarem muito bem dele.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Felipe também nunca li nada desse gênero New Adult, + quero mudar isso quero ler algo e assim como vc ter minha própria opinião, quem sabe talvez seja Belo Desastre. Ótima resenha!!! Beijokas =)

    www.paraisoempapel.com
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Vivo adiando a compra de Belo Desastre mas seu posto me fez decidir finalmente lê-lo. Estou vendo que vou amar e odiar o Travis é maravilhoso quando um personagem mexe tanto com a gente. Parabéns pela resenha. E se gosta de listas literárias, convido-o a vistar meu blog. Abraço.
    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Cara, ainda ñ li! Estou esperando chegar o meu livro! Sério, fiquei meio q p baixo quando li alguns comentários e resenhas detonando o livro! Mas depois dessa sua resenha tô doida p ler esse belo desastre! #Pirando!! Apaixonada por livros!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Livro viciante, não consegui parar de ler até chegar na última página.
    Adorei sua resenha, acho que resume muito bem o que a história representa.
    Abraços!!

    http://paginasdeencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amei o livro assim que abri a primeira pagina, realmente é um vicio, me emprecionei comigo mesmo porque eu nunca havia me enteressado por leitura e quando li esse livro nao parei mais!!!!!!!!! Amei muito, espero que o proximo seje assim imprecinante!!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  14. Amei o livro
    http://livrosecafeporfavor1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro não está na minha lista de preferidos...
    Eu detestei o jeito como o Travis se humilhava, e fazia tudo por impulso parecendo um cachorro da Abby... E não me despertou vontade de ler os outros 2 da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei o contrario, ja que eu não gosto é quando a mulher se faz de cachorra pro homem, alias mulheres tem que se impor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Sua resenha me deu tanta vontade de reler o livro! Que bom que, assim como eu, você amou Belo Desastre. Super concordo com você em relação a Abby, ela não é a menininha sonsa que todo mundo descreve. E de fato essa gente da faculdade não tem nada melhor pra fazer, eu ein.
    E você já leu Desastre Iminente?

    ResponderExcluir
  17. Eu estava procurando um livro para presentear uma amiga e vi este BELO DESASTRE, já tinha ouvido falar dele, mas não conhecia a história e agora que terminei de ler a resenha não sei se gostei muito da resenha ou do livro, mas enfim achei uma ótima história e com certeza o darei a ela.

    ResponderExcluir
  18. Essa sua resenha me arrancou suspiros. Nunca me interessei por esse livro antes, mas após sua resenha que me arrancou suspiros está na minha lista com certeza, e já quero ler agora. Muito bom, adorei, virei seguidora do blog, e muito difícil hoje em dia ver resenhas bem construídas como sua!

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostei da resenha. Só não ficou claro se trata-se de um romance erótico. Gostaria de saber, pode me dizer? obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Eu lí o livro inteiro em um dia e vim ver essa resenha - depois de chorar bastante por ele ter acabado - , e acho que essa resenha ficou legal, mesmo contendo muitos spoilers para quem não leu, eu acho que a ideia da resenha foi com boa intenção.
    Por favor, faz uma resenha de ' Belo Casamento ' - acho que se escreve assim - Porque eu ainda não li e quero muito ler - por favor, não põe spoiler.

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo há dois dias BELO DESASTRE e estou apaixonada por Travis e Abby. O Travis é maravilhoso, apaixonado, o homem que toda mulher sonha em ter consigo. Abby é forte e decidida.
    A autora Jamie McGuire é tão maravilhosa quanto a Stephanie Meyer.
    Mal posso esperar para ler os outros livros da serie.
    Bom demais!!!
    Excelente sua resenha, Felipe. Vc é detalhista e muito coeso e correto nas suas opiniões. Escreve super bem. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir

Perfil


Felipe Mateus
Um devorador de livros. O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?

Pesquise

Fanpage

Seguidores