sábado, 16 de agosto de 2014

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século

Sinopse: "Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."

Eleanor é uma adolescente diferente das demais. Seu cabelo ruivo bagunçado, peso acima da média, roupas masculinas e acessórios punk fazem com que todos olhem para ela de forma estranha. Park é um garoto de origem coreana, não exatamente popular, mas apenas o suficiente para não ser zoado pelos outros, se dando bem com todo mundo, mas sem chamar a atenção. A história é narrada entre os pontos de vista de Eleanor e Park, contando com capítulos curtos e cheios de referências dos anos 80, já que a história se passa em 1986.

A narrativa começa com Eleanor se mudando para a cidade nova, voltando a morar com sua mãe. Em seu primeiro dia no colégio novo, todos começam a tirar sarro dela. No ônibus, ninguém dá lugar para ela sentar. Até que Eleanor encontra um lugar sobrando ao lado de Park e senta a seu lado. Park, que faz de tudo para permanecer invisível e ninguém encher seu saco, não gosta do ocorrido e também acha Eleanor pra lá de estranha, mas acaba não reclamando.

A partir daí, os dois pegam ônibus juntos todos os dias, porém nunca se falam. Park está sempre com seu fone de ouvido e lendo seus gibis, enquanto Eleanor está sempre lendo os gibis dele com o canto dos olhos. Park, que logo se dá conta da situação, passa a ler seus gibis devagar, para a garota o acompanhar. Park passa a emprestar seus gibis a ela, deixando todo dia uma pilha em seu lugar. Eleanor lê todos eles de noite e os devolve satisfeita no dia seguinte. Até que certo dia, Park resolve puxar assunto e outra coisa que eles tem em comum vem a tona: a música. Embalados por The Smiths e super-heróis, a relação dos dois vai crescendo cada vez mais, passando de completos estranhos a melhores amigos e de amigos a apaixonados. Eleanor deixa de ser esquisita para Park, e Park se torna interessante para Eleanor. Como ambos são inexperientes, o primeiro amor é bem intenso.

Apesar de toda fofura, o livro tem uma forte carga de drama e trata de assuntos pesados, como a importância dos padrões de beleza da sociedade, bullying, problemas familiares, sexualidade e corações partidos. Eleanor enfrenta vários problemas em casa. Seu padastro bate em sua mãe, que é totalmente submissa a ele. Além disso, ela tem três irmãos mais novos e a condição de vida deles é precária, passando por vários perrengues, como falta de roupa, comida, etc. Sem contar tudo que a mesma enfrenta no colégio, com os alunos tirando sarro dela por ser tão diferente, humilhando-a constantemente. Até Park, as vezes fica constrangido com essa situação. Eleanor é uma personagem perturbada, que passa por vários conflitos internos e externos, mesmo sendo uma pessoa forte e de personalidade.

A família conturbada, é um obstáculo para o casal apaixonado, pois Eleanor esconde o romance com medo do que o padrasto violento poderá fazer. Ela acaba se refugiando na casa de Park, e apesar da mãe do garoto não aprovar de início o envolvimento dos dois, acaba aceitando.

Eleanor e Park é um livro apaixonante, muito bem balanceado entre romance e drama, de uma forma leve. Os personagens transbordam empatia e estão se descobrindo ao longo da narrativa. Não são nada perfeitos, seja fisicamente ou psicologicamente. E isso é o que os torna tão reais e marcantes. Juntos, Eleanor e Park passam a se ajudar e enfrentar os problemas da vida, sendo um o conforto do outro. A narrativa da Rainbow Rowell é bem simples e direta, o que faz a história fluir bem rápido. É um livro muito bonito e tocante, que te deixa fissurado, sem conseguir fecha-lo até de fato a história acabar. Pelo menos comigo foi assim!


P.S: Para quem não sabe, Eleanor e Park vai virar filme. Os direitos foram comprados pela DreamWorks Studios e as gravações devem começar em 2015. A própria autora, Rainbow Rowell, vai escrever o roteiro. Minhas expectativas estão lá em cima, só de me imaginar vendo Eleanor nas telonas já fico feliz. Acredito que vai dar para transmitir a história muito bem em um filme e como a própria autora está responsável por isso, ficará perfeito. Isso sem contar a trilha sonora!!


33 comentários:

  1. Me irritei bastante com a Eleneor enquanto lia o livro, mas o Park me encantou muito. Apesar de querer dar uns tabefes nele pedindo para ele desapegar da Eleonor!
    Hahahaha
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê. Como se irritar com a Eleanor? Gente, ela é tão amável!! Haha
      Park, tadinho, sofreu bastante por causa dela! D:

      Excluir
  2. É um livro muito gostoso de ler. Amei até a página 277. O desfecho, para mim, foi horrível. Queria que fosse um final fofo, como o livro. Eu necessitava de um "e viveram feliz para sempre ♥"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desfecho para mim, foi muito bom. Ao mesmo tempo que não foi um feliz para sempre deu esperanças de um novo começo, fazendo o leitor imaginar o que acontece após aquilo.

      Excluir
  3. E qual você acha que foram as 3 palavras que Eleanor mandou para o Park no postal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquelas 3 palavras que ela tanto tentou falar o livro inteiro... Que começa com Eu e termina com Amo. Haha

      Excluir
  4. Oi Felipe!!
    Comprei esse livro recentemente e estou com as expectativas lá em cima quanto a essa história. Gostei bastante da sua resenha e foi mais uma que me deixou com mais vontade de ler esse livro. Adorei saber que a própria autora vai escrever o roteiro da adaptação, acho que esse recurso pode evitar que a essência da narrativa se perca.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Li o livro por causa da recomendação do canal da Tati Feltrin, o Tiny Little Things. Gostei bastante do livro e adorei os dois: Eleanor e Park, principalmente deles se descobrindo. Gostei do final porque teve a ver com a tônica do livro e amei saber sobre o filme!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostei nada deste livro, não vi o interesse que todos viram...
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Sabe quando você gosta de um livro antes mesmo de lê-lo? É o meu caso com esse livro!
    Estou com ele aqui para ler, pretendo lê-lo em breve. Sempre vejo resenhas muito positivas sobre ele, na verdade, acho que não li nenhuma negativa. E a sua resenha, trouxe um encanto ainda maior para a história. =)
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Este livro chama a atenção por ser realmente diferente. Só o que vemos são romances com personagens lindos, de um jeito que só nos faz imaginar. E é sempre fórmula certa: beleza e carisma juntos. Quase perfeitos, mesmo com suas imperfeições. E o que falar do mocinho que tem saído sempre muito idealizado?
    Estou louca para ler este livro e ver que é possível escrever um romance tocante sem apelar para a perfeição. Um romance que mostre que a graça é a realidade: a imperfeição.
    Adorei a resenha! Bem completa!!

    Beijos!!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Felipe! Estou muito curioso pra ler esse livro, pois as pessoas falam muito bem dele, gostei muito da resenha e acabei indicando ela em uma TAG que fiz em meu blog: TAG Indicando Blogs
    Espero que goste :D

    ResponderExcluir
  10. Esse é livro é ótimo, porém triste e com um final ( se é que pode chamar assim ) bem vago... mas é um bom livro, emocionate :') . Seu blog é maravilhoso #inlove

    ResponderExcluir
  11. estou louca pra ler! ainda mais que é um romance adolescente "fora dos padrões", adorei a resenha :)
    entrediarioselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas, reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho, Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, decerto que virei aqui mais vezes. Sou António Batalha. Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa. PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a maneira singela, profunda e divertida que foi escrito o livro! Gostei de ambos, me irritando com o Park aqui e ali, mas nada relevante! The Smiths passou a fazer parte da minha playlist, agradeço ao Park! Tenho uma queda por coreanos, então Park de delineador foi demais! hahahah
      Adorei seu blog :3

      Excluir
    2. Achei que ele foi meio louco de usar delineador, mas corajoso tbm...

      Excluir
  13. Amei tanto... To tentando fazer uma resenha, mas, é difícil descrever um livro tão incrível. No final fiquei extremamente triste... Eleanor & Park forever!
    leitoreseternos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conseguiu fazer sua resenha? preciso fazer uma também kk

      Excluir
  14. Onde posso baixar esse livro completo em PDF?

    ResponderExcluir
  15. "Eleonor & Park" is so perfect! And why is that? Because the characters aren't perfects! And unlike other readers, i loved the end! It makes us think of banal novels nowadays that always ends literally with " happily ever after ". Thank you Rainbow Rowell <3 Keep writing...

    P.S.:escrevi isso para ela também. :)
    Nati

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha! Eu amo completamente esse livro, um dos meus favoritos! A história é linda, os personagens são bem desenvolvidos e o romance não é cliche. Recomendo também o outro livro da autora que é o Fangirl.
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Acabei de ler e estava arrasada ate ler sobre o filme. Obrigado o/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro me destruiu emocionalmente. A autora deixou um espaço que até hoje não consegui fechar, como lidar?
    Nunca fui acostumada a ler esse gênero, mas esse livro quebrou meu preconceito e me fez abrir os olhos para outra realidade, sou apaixonada pela escrita e pela forma que a Rainbow conduziu a estória, de forma simples e coesa.

    Bravo pela resenha!

    Tem sorteio lá no blog, corre lá :)

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  19. Estou me perguntando agora mesmo porque ainda estou enrolando para ler esse livro. Ótimos comentários e uma autora popular. Preciso mesmo para com toda a enrolação. O fato de ter uma adaptação confirmada me assusta. É tão ruim ler um livro muito bom e ai ver toda a coisa estragada nas telonas. Aqui pelo menos teremos a Rainbow como roteirista, então acho que será beem fiel.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei!
      Esse canal tem uma coisas legais tb, tudo a ver.
      :*

      https://www.youtube.com/channel/UCxAXZ1UxIaMpFaK6zVPJttg

      Excluir
  20. uma blogueira copiou sua introdução, vi no blog dela hoje. tsc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei!
      Esse canal tem uma coisas legais tb, tudo a ver.
      :*

      https://www.youtube.com/channel/UCxAXZ1UxIaMpFaK6zVPJttg

      Excluir
  21. Amei!
    Esse canal tem uma coisas legais tb, tudo a ver.
    :*

    https://www.youtube.com/channel/UCxAXZ1UxIaMpFaK6zVPJttg

    ResponderExcluir
  22. Gostei da resenha. Acabei de comprar este livro, acho que será minha próxima leitura.
    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  23. Ai, que livro maravilhoso! Amo livros assim, envolventes do começo ao fim...
    Estou completamente apaixonada por esta história!

    ResponderExcluir
  24. Particularmente não gosto de finais como esse 😌 Parece que tira toda a graça do livro e não me lembrarei dele com amor e com saudade 😢 que graça tem um livro inteiro, com personagens tao incríveis , sem um final digno dos dois ?

    ResponderExcluir
  25. Cadê esse filme? Meu Deus. Preciso. Apaixonada fiquei por essa história sensível e fofa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Perfil


Felipe Mateus
Um devorador de livros. O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?

Pesquise

Fanpage

Seguidores