sábado, 18 de janeiro de 2014
Qual seu gênero literário favorito?
O mercado literário está cada vez mais amplo e assim sendo, gêneros e classificações novas surgem a todo momento. Teoricamente só existem três gêneros literários: o épico, o dramático e o lírico. De acordo com o Wikipédia, a distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos. Sendo assim, esses outros gêneros que irei citar são na verdade sub-gêneros e classificações desses três, de uma forma mais extensa e ampla. Livros que se classificam pela temática, faixa etária, estrutura, tempo, etc. Porém, com tanta classificação nós muitas vezes ficamos perdidos, não é mesmo?!! Até porque na maioria das vezes temos mais de um gênero incluso no livro, por exemplo: Um livro infanto juvenil com fantasia, romance e humor, ou um Sick-lit com ambientação New Adult e grande carga de drama. Então, para classificar um livro é necessário identificar o elemento que se destaca dos demais, sendo então a característica principal do mesmo. Selecionei os gêneros literários mais comuns atualmente, exemplificando com livros conhecidos que se enquadram no mesmo.
Romance é toda história longa e complexa, contando com personagens principais e secundários. A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas. No romance, uma personagem pode surgir a meio da história e desaparecer depois de cumprir sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogêneos, não o clímax.
![]() |
Resenha |
![]() |
Resenha |
Romance Policial
Romance policial é um gênero literário na qual se caracteriza, em termos de sua estrutura narrativa, pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor. Neste tipo do gênero literário, o foco remete para o processo de elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador. A essência da narrativa policial é a busca pela identidade desconhecida, pela totalidade dos índices.
Drama
Qualquer narrativa no âmbito literário em que haja conflito ou atrito. É todo texto ficcional de caráter "sério", não cômico, que apresenta um desenvolvimento de fatos e circunstâncias compatíveis com os da vida real. Na vida cotidiana um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor.
Uma característica reconhecida da comédia é que ela é uma diversão intensamente pessoal. Para rir de um fato é necessário reconhecer (rever, tornar a conhecer) o fato como parte de um valor humano - os homens comuns - a tal ponto que ele deixa de ser mitológico, ameaçador e passa a ser banal, corriqueiro, usual e pode-se portanto rir dele. As pessoas com frequência não conseguem achar as mesmas coisas engraçadas, mas quando o fazem isso pode ajudar a criar laços poderosos.




Terror
Poesia
É uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático.
Fantasia
Fantasia
Os acontecimentos e ações na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade. Geralmente abordam seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, anjos, etc.
![]() |
Resenha |
Lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária.
![]() |
Resenha |
![]() |
Resenha |
Distopia
Distopia é o contrário de um mundo perfeito, ou seja, o contrário de uma utopia. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Infanto Juvenil
Ramo da literatura, dedicada especialmente às crianças e jovens adolescentes. O conteúdo de uma obra infanto juvenil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.
Young Adult (Jovem-adulto) ou YA
Literatura para pessoas de 14 a 21 anos. Separa-se de Literatura infantojuvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas. É um gênero bem abrangente. Também entra nessa definição o "Kidult" (abreviação de Kids + Adults), que refere-se ao adulto com hábitos de jovens (adolescentes).
Literatura voltada para pessoas de 18 a 25 anos, que conta com personagens iniciando sua vida adulta e aborda temas mais maduros como primeiro emprego, faculdade, amadurecimento pessoal, sexo, etc.
A literatura erótica é o gênero literário que utiliza o erotismo em forma escrita, para despertar ou instruir o leitor sobre as práticas sexuais. Pode também ser chamada de literatura pornográfica, se as cenas sexuais são realmente muito explícitas. Em sua maior parte utiliza-se do gênero literário romance de uma forma mais madura e picante.
Chick-lit
Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, o chick lit geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos.


![]() |
Resenha |


Sick-lit
Esse é um gênero novo no mercado, caracterizado por narrativas tristes, melancólicas, algumas até bem depressivas. Aborda temas como bullying, depressão, suicídio, homicídio, doenças graves (como câncer), distúrbios alimentares, etc.


![]() |
Resenha |
![]() |
Resenha |


Fonte teórica: Wikipédia.
Qual seu gênero literário favorito??
Não deixem de comentar abaixo! Um forte abraço.
Marcadores:gênero,literatura,livro,livros,matérias
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Perfil

Um devorador de livros. O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirÓtimo post! É uma boa para as pessoas que ainda não sabem muito bem classificar os livros no gênero adequado. Eu não tenho um gênero favorito, gosto de todos!
www.espacobooks.blogspot.com
Olá, Pedro. Fico feliz que tenha gostado! Também não tenho um gênero favorito, tenho quatro HAHA.
ExcluirOlá, não tenho muita escolha gosto de todos os tipos de livros, mas leio mas livros de fantasia.
ExcluirOi Felipe!
ResponderExcluirPrimeiro gostaria de dizer parabéns pelo post, foi uma ótima ideia porque eu mesmo tinha várias dúvidas quanto tipos de livros, e tirei algumas delas. Mas eu ouvi dizer que gêneros literários só haviam três: épico, dramático e lírico. Você poderia falar sobre isso, explicar, porque fiz algumas pesquisas e há uma divergência de idéias entre os sites que olhei. Também poderia mencionar as sub-categorias, como na fantasia - alta fantasia, baixa fantasia...
http://bibliotecadomedo.blogspot.com.br/
Olá, teoricamente só existem três gêneros literários, como você falou. Que são o épico, dramático e lírico. De acordo com o Wikipédia, a distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos. Sendo assim, esses outros gêneros que citei são na verdade sub-gêneros e classificações desses três, de uma forma mais extensa e ampla.
ExcluirQuanto a isso de alta fantasia e baixa fantasia, confesso que nem sabia O.o
Mas pesquisei e descobri que são classificadas assim:
Baixa Fantasia: fantasia mais puxada para o realismo medieval (entre os séculos VI a XIII), onde tudo não passavam de lendas ou distorções, a magia era rara ou inexistente, os monstros eram criados ou apenas "lendas não-comprovadas". A religião era expressionista e autoritária, e tudo poderia ser resumido em política. Alta Fantasia: fantasia puxada para os livros de Tolkien e seus devotos, onde a magia é real, junto com os monstros e raças. Os deuses são mais presentes e dão poderes aos seus seguidores fiéis, e o bem e mal é bem definido.
Muito legal seu comentário, me tirou algumas dúvidas e eu até corrigi algumas coisas no post. Valeu, cara!
Obrigado por explicar. Esse negócio de alta fantasia e tudo mais, eu tinha visto uma vez em um vídeo, mas nunca pesquisei realmente. Legal que você explicou! Até mais!
ExcluirNick
http://bibliotecadomedo.blogspot.com.br/
Eu me achava uma pessoa bem eclética quanto a gênero de livros, porém ultimamente notei que ando lendo distopia atrás de distopia, foi com certeza um gênero que me conquistou!
ResponderExcluirhttp://aboutbullshit.blogspot.com.br/
Estou meio viciado em distopias também HAHA
ExcluirÉ um gênero que cresce cada vez mais na minha estante :)
Olá Filipe! Excelente post! :) em alguns generos mais recentes estava meio perdida sem entender muito bem o que representavam.... fiquei muito esclarecida! Parabéns tambem pelo blog! :)
ResponderExcluirOlá, Fernanda. Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado e que consegui tirar sua dúvida, essa era a intenção.
ExcluirTenho que confessar que amo um bom romance policial pra entreter, fico muito ansiosa. Faltou ficção - cientifica nos gêneros literários. :(
ResponderExcluircaminhadoemmarte.blogspot.com.br
Confesso que ainda não li nenhum romance policial, mas pretendo.
ExcluirEu falei de Ficção científica, até citei Feios e Eu Sou O Número Quatro, Lol
Oi Felipe!
ResponderExcluirSou bem eclética, leio de tudo! Se eu tiver uma boa indicação, com certeza eu lerei, independente do gênero! =)
Gostei da ideia do post!
Beijos
Li
Literalizandosonhos.blogspot.com.br
PS: Tem promoção no blog, participe! =)
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2014/01/promocao-sorteio-de-um-ano-do-central.html
Então, a cada ano surge um gênero novo e que se torna tendência. Ano passado tivemos os distópicos, chick-lit e sick-lit. Fiz post sobre dois deles e fico sempre curiosa para saber qual será a próxima tendência do mercado editorial.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Oi!!!
ResponderExcluirEu amo quase todos esses gêneros! Fantasia, romances, distopias, e muitos outros! Hahaha
Beijos
Elidiane
Leitura entre amigas
Oi Felipe..
ResponderExcluirGosto demais dos romances..mais gosto de fantasias também..e os eróticos.
Mas sempre acabo lendo um pouco de tudo.
Mas romance é meu preferido.
beijos
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Posso gostar de todos os gêneros?? rsrsrs Meu estado de humor coincide mto com o gênero que escolho para ler, sério mesmo. Dos gêneros citados, o único que faz anos que não leio nada, é poesia.
ResponderExcluirBjos,
aculpaedosleitores.blogspot.com.br
Adoro os gêneros aventura, romance, click it, fantasia e YA
ResponderExcluirJá terminei Cidade Dos Ossos e fiz resenha no blog, se quiser ver:
http://livros-e-nutella.blogspot.com.br/2014/01/resenha-cidade-dos-ossos.html
Adorei o post porque é, nos dias de hoje, acho bem importante definirmos o que lemos mas sem nos deixar definir por isso. Não tenho uma classificação favorita, acho que depende muito do meu humor no momento da leitura... leio de tudo, mas confesso que tenho certo afastamento de eróticos. Acho que, dessa lista, a classificação mais "no sense" que já criaram no mundo literário é o Sicklit... gente, qual a necessidade de definir livros que abordam temas tão reais? Acho que eles se enquadram bem mais se fossem chamados de Ficção Realística. Enfim... adorei o layout do blog e o blog inteiro. Inscrito :)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiroi Felipe. Estou com uma pergunta, mas nao acho a resposta. Veja se vc consegue ver: Enunciado: "UM GÊNERO LITERÁRIO É DEFINIDO EM TERMOS DE":
ResponderExcluirA ) estética e temática.
B ) estrutura textual.
C ) momento histórico.
D ) temática abordada pelo autor.
NA MINHA OPINIAO NENHUMA ESTA CORRETA. E VC?
Excelente postagem!
ResponderExcluirNão tenho um gênero literário favorito.
Sou bem eclética e gosto de ler vários estilos ao mesmo tempo.
Continue publicando, Felipe!
Seu blog é muito rico.
Até a próxima ;)
ola filipe gostei do seu post.bem eu escrevi meu primeiro livro um romance policial....bem se voce quiser da uma olhadinha e o misterio de jessy holmer.de leandra lawlesse.
ResponderExcluirmas adorei e seu blog ele muito rico.
beijo cara ate aproxima.
leandra lawlesse
ola filipe gostei do seu post.bem eu escrevi meu primeiro livro um romance policial....bem se voce quiser da uma olhadinha e o misterio de jessy holmer.de leandra lawlesse.
ResponderExcluirmas adorei e seu blog ele muito rico.
beijo cara ate aproxima.
leandra lawlesse
Metade desses gêneros são os meus favoritos. Adorei o post bem explicativo parabéns.
ResponderExcluirSuper bacana seu texto. Expõem as categorias ou gêneros de maneira simples e clara. Gosto de quase todos. Alguns definitivamente não são minha praia. : )
ResponderExcluirOlá boa tarde. Adorei o Post!
ResponderExcluirMeu amigo secreto pediu um livro de ficção introspectiva ou de filosofia, poderia me dar indicações de livros bons que se encaixem nesses gêneros?
Obrigada.
Oi Felipe
ResponderExcluirPreciso de indicação de livros do genero comedia, por favor
Adorei o blog
Muito bacana a ideia desse post. Tenho certeza que esclareceu a dúvida de muita gente. Com certeza vou salvar nos meus favoritos para futuras consultas.
ResponderExcluirCarol Luca, Sonhos de Algodão.
https://blogdacarolluca.blogspot.com.br/
OLa, estou fascinado nestes livros, principalmente A cabana, são os melhores livros.
ResponderExcluirFicção Cientifica e fantasia !
ResponderExcluirOlá, gostei muito da matéria!
ResponderExcluirSempre achei dificuldade de responder à pergunta "que gênero literário você mais gosta?" por que realmente eu conhecia por nome apenas os mais falados, apesar de ler muitos outros.
É bom saber, mais ainda sim teremos dificuldade, por que temos hoje a liberdade e cada vez mais criatividade em misturar os gêneros e resultar em mais obras ótimas para nos aventurar.
Os meus favoritos são romance policial, fantasia e ficção científica!
Não sou apreciador de nenhum dos gêneros citados,minha pequena biblioteca contém apenas títulos que falam sobre política, direito. Alguns títulos dos maiores juristas brasileiros, apesar das diferentes abordagens,fizeram e fazem parte da minha leitura.Mas claro, alguns títulos fora desse contesto,eu já os li:cidade do sol,a arte da guerra,possuo alguns exemplares de Platão, já li alguns títulos de Sigmund Freud...
ResponderExcluirExcelente postagem, muitas vezes eu tenho dificuldade em diferenciar os gêneros e como categoriza-los da forma correta. Meus gêneros favoritos são romance policial, fantasia, distopia e até romance (desde que não seja nada muito óbvio, como os da Nora Roberts, sou mais Nicholas Sparks).
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAdorei esse post que você fez, foi de grande ajuda para um trabalho.
Acho que meu gênero preferido e o que mais leio é o New Adult e Romance no geral, mas gosto bastante de biografias e livros históricos.
Visite meu blog www.sonhosaflorados.com
Beijos.
Oi Eu gosto de fantasia e romance
ResponderExcluir