sábado, 10 de agosto de 2013

Resenha: A culpa é das estrelas - John Green

Título: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Avaliação: *****

"A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas narra a alegria e a tragédia que é viver e amar."

Não sei como começar essa resenha sem falar o quanto eu amei esse livro, e o quanto ele é diferente de todos os outros que já li. A culpa é das estrelas se tornou meu livro favorito dos últimos tempos, com personagens apaixonantes, narração incrível por sua simplicidade e quotes simplesmente perfeitos. Hazel e Gus é um dos casais mais fofos que já ví, pelo fato de serem tão reais e envolventes. Ambos estão passando pelo mesmo problema; o câncer, mesmo que no começo o Gus esteja aparentemente curado, ele entende o que a Hazel está passando como ninguém, e talvez por isso eles sejam perfeitos um para o outro.

Algo que me agradou bastante foi o fato de que mesmo com a doença e sabendo que podem morrer a qualquer momento, a história não gira em torno disso, tipo, não do tipo "eu tenho câncer, vou morrer, e passar a história toda me lamentando", pelo contrário, eles encaram isso com muito humor, o que até me surpreendeu e criou várias cenas engraçadas. Há momentos que você vai rir muito, e outros que vai chorar pra caramba, assim é A culpa é das Estrelas. O final do livro é perfeito, não tem como não chorar e confesso que no começo, até metade da história, imaginava um final bem diferente da revira volta que teve. O que não me decepcionou, pelo contrário.  

Ps: A edição do livro está linda demais e a capa é perfeita!

Quotes favoritos:

"Talvez O.K. seja nosso Sempre"

"Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos."

"Alguns infinitos são maiores que outros"

"Mas eu acredito em amor verdadeiro, sabe? Não acho que todo mundo pode continuar tendo dois olhos nem que possa evitar ficar doente, e tal. mas todo mundo deveria ter um amor verdadeiro que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa."

"Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonada por você."

"Nos dias mais sombrios, o Senhor coloca as melhores pessoas na sua vida."

"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."

"Tudo o que fizemos, construímos, escrevemos, pensamos e descobrimos vai ser esquecido e tudo isso aqui vai ter sido inútil. Pode ser que esse dia chegue logo e pode ser que demore milhões de anos, mas, mesmo que o mundo sobreviva a uma explosão do Sol, não vamos viver para sempre."

"A tristeza não nos muda, Hazel, ela nos revela."

"Às vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem."

"Estou numa montanha-russa que só vai para cima"

"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai ferí-lo."

"Esse é o problema da dor. Ela precisa ser sentida"

"A culpa, meu caro Bruto, não é das estrelas, mas de nós mesmos, que consentimos em ser inferiores."

Filme:

Estou contando as horas para 2014 chegar logo e o filme estrear. A cada notícia sobre ele eu já fico vibrando. Simplesmente amei os atores escolhidos para interpretar a Hazel e o Gus, espero que o filme seja tão bom quanto o livro.

9 comentários:

  1. Esse livro é simplesmente a coisa mais perfeita do mundo <3<3
    Da uma olhadinha aqui que eu te indiquei pra uma tag :D
    http://wonderlandsbook.blogspot.com.br/2013/08/tag-liebster-awads.html
    jessie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por me taguear, você é uma fofa. Pode deixar que em breve eu respondo a tag ;D

      Excluir
  2. Eu não consigo definir A culpa é das estrelas. Não consigo falar se é bom, ótimo, perfeito, encantador, maravilhoso, muito vida, pois é tudo isso. Eu, como você, ri e chorei com esse livro. Igual está na capa com o comentário de Markus Suzak. Estou mais do que ansiosa com o filme. Espero que seja tão perfeito quanto o livro.
    Beijão.

    meuinteriorinfinito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois Aritana, é muita perfeição né <3
      E quanto ao filme, OMG estou contando os dias HAHAH
      Beijos

      Excluir
  3. Livro lindo, esse. Admito que chorei e me surpreendi muitas vezes. *.*

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe! Tenho curiosidade em ler este livro, mas os meus amigos não deixam, por motivos particulares! Deve ser um excelente livro mesmo! Muitas resenhas carregadas de emoções... Devo assistir o filme, se deixarem rsrsr mas não vou deixar de insistir em ler!
    Abraço! (Por Eduardo Barcelos)

    ResponderExcluir
  5. Livro simplesmente perfeito. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    http://aestranhanoparaiso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei muito esse livro, de coração, chorei e ri muito!! Me envolvi totalmente, adorei a resenha, e estou esperando ansiosamente pelo filme!!
    http://asideiasdalari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei muito o livro,o final que não gostei muito,pois chorei rios... Mas sua resenha em si ficou muito boa mesmo. Parabéns!!
    entreloboseursos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Perfil


Felipe Mateus
Um devorador de livros. Viciado em young adult, sick-lit, distopia, fantasia, thriller e dentre outros gêneros que não sabe nem como classifica... O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?

Pesquise

Fanpage

Seguidores

Link me