sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Título: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais #1
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Depois de muito tempo desejando, finalmente eu li esse livro. E posso dizer que ele superou todas as minhas expectativas! De fato, Os Instrumentos Mortais se tornou uma das minhas séries favoritas. Não vejo a hora de começar a ler Cidade das Cinzas.
A história começa quando Clary vai a uma boate com seu melhor amigo, Simon, presenciando algo que mudaria sua vida para sempre; um assassinato. Porém, algo bem diferente do que está acostumada a ver, já que os assassinos são Caçadores de sombras e a vítima é um demônio. Todos se perguntam como ela, uma simples mundana consegue vê-los, já que eles são invisíveis a pessoas comuns. A partir daí, Clary vai descobrindo mais coisas sobre esse mundo paralelo a sua realidade, sendo inserido nele de forma inesperada. Sua mãe, acaba sumindo inesperadamente e sem saídas, Clary encontra refúgio no acampamento dos Caçadores de sombras e se vê envolvida por Jace. Juntos, eles vão investigar o sumiço de sua mãe e coisas sobre seu passado, que, claro que envolvem esses seres sobrenaturais. Além disso, eles vão tentar salvar o mundo das ameaças de Valentim, o grande vilão da história, que por sinal é incrível. Mas a história não é só isso, cada vez mais aparecem novas tramas (digamos assim) e o livro fica cada vez mais interessante.

Todos os personagens foram muito bem criados, eu me apaixonei por (quase) todos. As personalidades deles são bem diferentes, e o interessante é que a autora consegue fazer com que você sinta muito bem o lado de todos e se envolva completamente com eles. Gostei bastante da relação entre os personagens. Visto que, de forma ou de outra, todos acabam se conectando. Ao contrário de muitos, eu gostei muito da Clary e do Jace, e detestei o Simon. Vi muita gente torcendo para eles ficarem juntos. Gente, não pode isso HAHAH. Enfim, Clary, Jace, Alec e, principalmente Isabelle são muito cativantes. Isabelle se tornou minha personagem secundária favorita de todos os tempos, apesar dela aparecer pouco, sempre rouba a cena, pois ela é sexy, forte, independente e têm tiradas ótimas. Me apaixonei! Por outro lado, eu odiei com todas minhas forças o Simon, ô carinha chato e pra atrapalhar.

Esse livro é genial, daquele tipo que vai te conquistando aos poucos e quando você vê  já está completamente envolvido. Tudo aqui é perfeito; a mitologia, o romance, os mistérios, as revelação. E bota revelações nisso, o livro é cheio de reviravoltas e surpresas que faz com que você não consiga largar o livro até terminar de ler. A história é cheia de ação, então a todo momento está acontecendo algo novo. A autora conseguiu unir todas as histórias e personagens de forma muito sutil, não deixando nada do enredo solto, visto que tudo tem certa ligação. O que é incrível já que o livro tem vários personagens, tanto no passado, quanto no presente. Quando você pensa que não tem como ficar melhor, ainda fica HAHAH. A narrativa da Cassandra é muito incrível, por mais que o livro seja grande dá para ler bem rápido e nem perceber, pois você se envolve demais e quer sempre saber o que vai acontecer.

Ps: Que final foi aquele?? Sério, por mais que algumas dicas sejam dadas um pouco antes, eu não consegui deixar de me surpreender. Tia Cassandra não teve medo, foi lá e jogou uma bomba para os leitores, espero que isso não passe de um mal entendido. Espero. Pois tenho medo do que isso possa gerar aos personagens e o desenvolvimento da história. Porém, ainda assim tia Cassandra criou um final tão incrível, tão inesperado, tão diferente e que fugiu totalmente do clichê, ela foi divina.

Classificação:
Claro que não daria menos que cinco estrelas para Cidade dos Ossos. Recomendo demais!

Quotes favoritos:
"-Você nunca ouviu falar que modestia é um traço atraente?
-Só para pessoas feias. Os mais gentis podem herdar a terra, mas no momento ela pertence aos mais esnobes."

"O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendera: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído."

"Clary. Você sempre foi tão... controlada. Precisa apenas de seu lápis e mundos imaginários. Várias vezes eu já tive de dizer as coisas seis ou sete vezes antes de você responder, e você estava tão longe.. Mas eu nunca fiquei chateado com você por isso. Metade da sua atenção é melhor do que toda a atenção de qualquer outra pessoa."

Filme:
Ainda não assisti o filme, pois quando estreou eu ainda não tinha lido o livro, e como tenho essa mania de só ler o livro primeiro, acabei nem assistindo. Estou contando os dias para o filme lançar em DVD, para finalmente poder assistir. Porém, vi muitos comentários negativos sobre o filme e de que ele mudou muito o livro. Uma pena. :( 

E você, o que achou do livro/filme?
Não deixe de comentar!

41 comentários:

  1. Esse livro é super perfeito!
    Eu amo essa série, é incrível como nenhum é ruim, nenhum mesmo!
    Mas o filme é totalmente diferente, fiquei decepcionada.
    Os Instrumentos Mortais sempre vai ter um lugar no meu s2

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena o filme não ser fiel ao livro ;(

      Excluir
    2. Eu achei que o filme tem muito do livro, ao contrario de (Dezesseis Luas por exemplo). E quanto ao Simon, eu amava ele, (mais que o Jace, kkk). Se a gente tivesse perto, ia ter briga Felipe, kkkkkkkk. É que acho muito massa essas histórias que os amigos se descobrem apaixonados, kk. Ja em relação ao fim, eu tenho certeza que é um mal entendido. Não tem nem como a gente acreditar naquela história, é só pra deixar akele suspense no ar. Mas eu sei, embora goste mais dele... que o Simon não tem a menor chance, kkkkkkkkkk.

      Excluir
  2. Oi Felipe,

    Sou louca pra comprar essa série, já li tantos comentários positivos, sobre ele que não aguento mais esperar, para ler.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla, eu recomendo demais. Leia que você não vai se arrepender.
      Beijo

      Excluir
  3. Eu pareço a única pessoa do mundo que não leu esse livro. Mas é porque ele é 40 reais e meu limite de pagamento é 29,90 por um livro, porque minha mãe não paga os livros para mim, eu que tenho que comprar, triste. Adorei a resenha.
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bea, realmente os livros são bem caros mesmo, mas eu comprei na promoção por 25, então ficou bem acessível.
      Beijo

      Excluir
  4. Quero muito ler essa série, mas como a Beatriz disse, o money...rs Gostei bastante da resenha! Também nunca vi o filme, louco para assistir.
    Abraços,
    http://literaturabstrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, uma dica que eu dou é sempre ficar de olho nas promoções, eu comprei o livro baratinho e vejo que ele fica direto por esse preço em alguns sites. Abraços

      Excluir
  5. Ahh Minha atual Leitura rsrs
    consegui o livro através de uma troca feita no Skoob ( umas das melhores trocas).
    To na metade do Livro e estou amando. Quero assistir ao filme, mais tava vendo o trailer hoje e o Jace no Livro aparenta ser mais lindo Rs.

    Beijos
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty, poxa que sorte. Nunca dou sorte com trocas no skoob :c
      Quando ler me fala o que achou, e quanto ao filme, também não gostei do Jace, eu imaginava ele bem diferente rs.
      Beijos

      Excluir
  6. O livro é ótimo.
    A estória é épica, perfeita para uma adaptação cinematográfica de um modo que não precisa de muita alteração. O filme tem sua beleza, mas me decepcionou no enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o livro é perfeito <3
      Ótimo para uma adaptação mesmo, pena que o filme não é fiel ao livro :(

      Excluir
  7. Fiquei um pouco receosa antes de começar a ler o livro e mesmo achando ele um pouco parado no começo eu não pude evitar e apaixonar por ele. ele é perfeito e estou louca para ler cidade de vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina, o começo é parado mesmo mas depois que ele ganha um ritmo que meu Deus, de tirar o folego. Quando cheguei na metade não consegui mais parar de ler até acabar.
      Ps: estou louco para ler cidade das cinzas rs

      Excluir
  8. Ah, eu amo esse livro *-*
    estou no penúltimo... Não tive coragem de ler o último lançado no Brasil ainda, pois vai demorar para lançarem o próximo!
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora só li o primeiro mesmo :(
      Louco para ler as continuações hahah
      Beijos

      Excluir
    2. Ana se você quiser tenho o penúltimo em pdf :DD

      Excluir
  9. Oi Felipe! Então... Estou passando por aqui! hehe!
    Parabéns com o blog! Adorei e estou seguindo!
    chocolatecomlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Felipe, eu tô louca pra ler esse livro. Só não li ainda porque o livro é muito caro... Já encontrei ele em promoção na Submarino mas, mesmo assim, os outros livros da série continuavam caros, e eu não consigo gastar 40 reais num livro podendo comprar 2 de 20, 4 de 10... haha.
    Como eu tenho algumas amigas que tem os livros, vou ver se pego emprestado mesmo, porque não aguento mais de curiosidade.
    Eu vi o filme, e até gostei. Também vi que muitas pessoas dizem que é bem diferente do livro, e isso só me deixou mais curiosa. Se eu gostei do filme eu vou amar o livro :3
    Quando eu puder ler eu venho aqui te falar o que achei, haha.

    Beijos,
    http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, te entendo. Ficou louco com esses livros caros, principalmente quando é um que eu quero muito comprar :( espero sempre entrar na promoção para comprar, uma boa opção é comprar o box com todos da série (menos o ultimo volume) que fica em promoção direto no submarino.
      Se você gostou do filme, vai AMAR o livro muito mais HAHAH. Fala depois o que achou quando ler o livro :3
      Beijo <3

      Excluir
  11. Eu ameeeeeeeei o livro, já li toda a série, só falta o que a autora está escrevendo que no caso vai ser o último, megaaa perfeito, cada vez te surpreende mais, Felipe concordo plenamente com você Jace e Clary são um dos meus casais favoritos, não sou muito do Simon, ai o filme é terrível, tão partes que fiquei muito triste com o que fizeram com a história, se for avaliar o filme desprendido do livro é bom mas com relação ao livro é péssimo. Enfim lei os outros livros que você se apaixona mais. :DD beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Krol, tudo bem?
      Estou apaixonado pela série, total hahah
      Jace e Clary <3
      Ainda não assisti o filme, uma pena que mudaram a história né /:
      Beijo.

      Excluir
    2. tudo e você?
      Não tem como não se apaixonar ahsuahsuhsu'
      sz'
      Pena mesmo, mas é até bom, hehé
      :DD beijo

      Excluir
  12. Oi Felipe, adorei a resenha! Gostei muito desse livro, o filme também é legal, preferia que fosse como no livro, mas foi legal assim também. Pretendo ler a continuação em Breve. Se quiser dar uma olhada tenho um blog junto com as minhas amiga que fala sobre livros, seriados, filmes e entre outros, vou deixar o link se quiser dar uma olhada!

    http://cacravenswood.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem?
      Muito obrigado flor, leia a continuação quando puder, estou louco para ler também :D
      Vou olhar sim seu blog, bjs

      Excluir
  13. Olha, eu amei o livro! Amei mais ainda a resenha que você fez.
    Algumas pessoas me falaram que a Cassandra escrevia de forma infantil e eu até fiquei com um pé atras, mas depois que eu li o livro fiquei completamente louca! Que final foi esse? Você ja leu o segundo? Se não leu leia, você vai amar!
    Amei a resenha, parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discorda dessas pessoas, achei o livro super bem escrito. Amei a narrativa da Cassandra .
      Eu ainda não li o segundo livro, estou super ansioso
      Beijo

      Excluir
  14. Sua resenha tá ótima. Eu concordo com tudo, menos com a parte do Simon - bah, ele é o simon, poxa!-, mas adorei tudo. A tia Cassandra é realmente incrível. E se você amou esse, quem dirá de As Peças infernais, o mundo antes de os instrumentos mortais. Tá muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, eu sou sempre do contra, não consigo gostar do Simon :/
      Estou louco para ler As peças infernais, todo mundo fala que é melhor do que Os instrumentos mortais. Se eu gostei tanto desse imagina do outro? rs
      Beijo, e muito obrigado!

      Excluir
  15. Adorei a resenha, realmente considero esse livro um dos meus preferidos. Super bem escrito, me apeguei aos personagens de forma que sentia raiva, amor e queria muito que fossem reais. Quando terminei de ler todos, fiquei triste, precisando do próximo logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens são muito bem escritos mesmo, eu gostei MUITO de (quase) todos e me envolvi bastante com eles.

      Excluir
  16. Olá, Felipe!
    Muito boa a resenha que tu escreveste.
    Realmente, o livro é fantástico. Quando passei para o segundo volume, fiquei receosa de que o assunto começasse a ficar cansativo, mas que nada. Cada volume é uma injeção de ânimo. Tudo se renova.
    Comecei a ler o quarto livro da serie: Cidade dos anjos caídos. E até onde cheguei, o livro se mostrou tao bom quanto os volumes anteriores.
    Quando comecei a ler Cidade dos Ossos pensei que seria mais um livro sobre anjos e demônios, fadas e bruxas. Mas fiquei viciada na historia. Um enredo diferente, com personagens surreais e outros tao normais como qualquer humano.
    Sobre os personagens, os meus favoritos são o Luke e o bruxo Magnus Bane, depois de Clarissa e Jace.
    Meus parabéns à autora e sua criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, realmente o livro é bem contagiante mesmo e o enredo te prende do começo ao film. Também adoro o Luke e o Magunus Bane hahah.
      Beijos, e muito obrigado <3

      Excluir
  17. Tenho os três primeiros livros da série, mas li apenas o primeiro. Achei bom, mas não superou minhas expectativas, o que me fez adiar a leitura do próximo hehe. Não tive a oportunidade de assistir o filme ainda, mas infelizmente não li criticas positivas sobre :(

    http://labirintoimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu simplesmente amo esse livro de paixão <3
    Mas cara, como você conseguiu não gostar do Simon? Ele é tão divo kkkkkkkkkkkk
    Mas enfim, sua resenha tá ótima, de verdade. Espero que continue lendo a série porque olha, é realmente muito boa.

    ResponderExcluir
  19. Eu queria tanto ler esse livro, mas estava tão caro! Aí dei um jeitinho, diz o download e li ele em epub kkkk agora precio ler os outros... Fui assistir o filme ontem! Depois de um tempão, mas queria ler o livro antes do filme.. Adorei a resenha!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Felipe, adorei a resenha, também adoro o jeito que a Cassandra jogou essa bomba no final, mais acho que tem alguma coisa por trás, TEM QUE TER, você já leu os outros?! eu li cidade de cinzas, e é muito legal, e mostra que muitos segredos vem por ai! :)
    tenho esse perfil de um blog antigo, mais te add no skoob, me aceita lá! hahahah

    ResponderExcluir
  21. FINALMENTE alguém que não foi com a cara do Simon!!! ~pulando de alegria~ toca aqui o/
    Só atrapalha aquele ali, né? haha Jace eternamente <3 Mas, no segundo eu até comecei a gostar do Simon, mas não acho ele essa coca-cola todo! Eu também gosto muito da Clary; estranhei a escrita da Cassandra um pouco no começo, mas logo me deixei envolver... Eu adoro o Magnus, ele é simplesmente perfeito :3 hahaha O final é realmente de tirar o fôlego, o ruim é que peguei uns spoilers por ai... dai estragou a surpresa :/
    Eu assisti o filme, não é o pior do mundo, mas também não é o melhor e como adaptação até que foi boa, só achei que "cagaram" o final haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eeeehh Mto Bem!!! Essa saga merece todas as estrelas no universo *-* Dá pra ver que é minha saga preferida né, não passo um dia sem ler/assistir/ouvir alguma coisa relacionada a ela. E eu espero que a essa altura do campeonato vc já tenha lido tudo e mudado sua opinião em relação ao Simon, pq cara é meu personagem preferido ^^ e eu já amo ele em CoB, mas em algum momento vc tem que ver o quanto ele é incrível pfvor !!!

    ResponderExcluir

Perfil


Felipe Mateus
Um devorador de livros. Viciado em young adult, sick-lit, distopia, fantasia, thriller e dentre outros gêneros que não sabe nem como classifica... O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?

Pesquise

Fanpage

Seguidores

Link me