segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

[Retrospectiva] Melhores e piores livros de 2013


2013 foi um ano cheio de mudanças em minha vida, esse ano que eu me apaixonei pelos livros e criei o blog. Para falar a verdade, eu sempre gostei de ler, mas nunca fui "Um viciado em livros" até então. Antes eu lia dois ou três livros por ano e demorava mais de um mês na leitura. Coisa que mudou completamente, já que esse ano eu li 35. Ok, muitas pessoas podem não achar muita coisa, comparada à quantidade de livros que muitos leem, mas para mim é um grande récorde. O blog foi evoluindo junto com meu amor pela leitura, e fiquei muito feliz com o retorno que tive. Nunca pensei que o blog iria longe, pois para a falar a verdade comecei falando comigo mesmo, até me assustei com o primeiro comentário HAHA. Agora vamos ao que interessa, que é a lista dos melhores e piores livros lidos por mim esse ano. Os livros que mais me cativaram, que mais me envolverem e me fizeram ler sem perceber o tempo passar. Assim como os livros que mais me decepcionaram, me irritaram e fizeram com que eu pensasse muitas vezes em abandona-los. A ideia original era escolher cinco livros para cada lista, mas juro que não consegui escolher apenas cinco entre os melhores lidos e acabei deixando sete mesmo.

Melhores:


Resenhas dos livros citados:
7° - Lola e o Garoto da Casa ao lado
6º - Garotas de Vidro
5° - Fazendo meu Filme 4 (Esse é o único que ainda não resenhei aqui. Como já faz um tempinho que li, não sei se conseguiria resenha-lo. Porém, pretendo fazer em breve um post especial sobre todos da série Fazendo meu Filme que é uma série que por sinal eu gostei muito e me surpreendi bastante, pois confesso que tinha certo preconceito com livros brasileiros e pensava que esse seria só mais um livro clichê. Mas como eu estava enganado. Paula Pimenta escreve melhor que muitos escritores de fora, foi com ela aprendi a dar valor à livros nacionais. Parabéns Paula, você é uma fofa.)
4º - Feios
3º - A Culpa é das Estrelas
2º - Cidade dos Ossos
1º - A Lista Negra


Piores:
Quando finalizei a lista cheguei a uma conclusão: não costumo falar sobre livros que não gosto. Pois é,  pois percebi que dessa lista apenas UM foi resenhado aqui no blog. Vou tentar melhorar isso, prometo HAHA. Percebi também que a maioria dos livros que escolhi são bem queridos por todos. Então, antes de mais nada, quero dizer que essa é apenas minha opinião e mais nada. Sem mais delongas, vamos ao resultado:


Resenha de: Um Dia

19 comentários:

  1. Quanta coisa em? Realmente sempre temos aqueles livros que amamos e outros que nem tanto... Quem em 2014 o blog tenha mais sucesso ainda...

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sério que você não gosta do livro Ana e o Beijos Frances, primeira pessoa que eu conheci que não gostou do livro!
    Quero muito ler Lista Negra, todos falam muito bem deste livro, todos leram, menos eu :(
    #MORRI você não gostou do livro Cidades De Papel?! Sério, não conhecia ninguém que não gosta-se dele, para mim ele é bem melhor que A Culpa é Das Estrelas.
    Para mim A Culpa é Das Estrelas é bom, mas não é AQUELAS coisas, acho que fez muito sucesso assim por causa da divulgação e tal.
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Alguns daí já li, concordo em partes. Discordo também. Mas enfim, ótima lista.
    Parabéns pelo blog.
    Beijos.

    http://minhas-serendipidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Da sua lista só li A Culpa é das Estrelas, e amei. A maioria dos outros estão em meus planos para 2014. Mas adorei a lista. Parabéns e Feliz Ano Novo!
    Abração.
    http://livrolatraapaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Da sua lista eu li 3. Na verdade Feios eu tentei ler, mas a história não me desceu, tentei ler ele uma vez, larguei, tentei outra vez nesse mês, larguei de novo. Desisti. Mas nossa, todos os livros da sua lista (parte boa) eu to louco para ler! *-*

    Abraço.

    http://espacobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi xará, como vai? Gostei da lista, eu ganhei e tô super curioso por Feios! Já Um Dia tá na minha lista de férias, espero que eu tenha uma visão diferente da sua... Ah, te indiquei em uma tag lá no blog!


    Abraço.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Dae Felipe! (pareci aqueles caras mano) haha
    Feios chegou faz um tempinho e veio sem edição econômica! Fiquei tão feliz, fiquei pulando pela casa inteira quando ganhei ele! Não li ele ainda, só li algumas páginas para ver como ele era e, pelo que eu li eu amei.
    Fazendo meu filme foi o meu primeiro livro "sério" que eu li. Amo essa série de paixão >.<
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaaaaaaa, eu comprei Cidades de Papel esse fim de semana, ai meu Deus!!! E se eu não gostar?!!!!
    Adorei a retrospectiva =)
    Beijos!!!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Poxa, meu livro preferido nos seus piores =( Por Isso A Gente Acabou... HAHAH
    Mas isso significa que um mesmo livro passa coisas distintas para cada leitor!
    Adorei teu blog, parabéns!
    Dá uma olhadinha no meu depois lonelyfireflies.blogspot.com
    Beijão e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a retrospectiva, comprei ontem "Feios", agora que você disse que é bom fico mais tranquila de ler e saber a opinião de outras pessoas. Amei o post!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sou louca pra ler todos esses livros fhjshbsjhgba
    Como assim você não gostou de "Anna e o beijo francês"?
    É o primeiro, hein? hahhaha
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu amo Um Dia, fiquei triste por ele ali :( kkk Mas fazer o que né, gosto é gosto.
    Estou doida pra ler vários livros aí dessa lista!
    Beijos,
    Monomaníacas por livros

    ResponderExcluir
  13. Não li nenhum dos melhores, mas dos piores eu li o Um dia e Por isso a gente acabou, o Um dia eu enquadraria em abaixo da média, mas o Por isso a gente acabou eu goste, não achei maravilhoso, mas tão pouco ruim.
    Feliz ano novo.

    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. De todos só li ACEDE e está entre os meus favoritos!
    Garotas de Vidro, Feios e Cidade dos Ossos estão na minha fila de leitura.
    Sobre os piores: acho que você é a primeira pessoa que vejo que não gostou de Um dia e Cidades de Papel! rs.. Não li nenhum dos dois ainda, mas também estão na fila!
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Li a maioria dos melhores livros de 2013, e só discordo de Instrumentos Mortais. Não compartilho o amor de todos por essa saga. haha Sério que você não gostou de Anna e o Beijo Francês? Eu achei tão bonitinho quando li... Não chega a ser favorito, mas achei muito fofo. Tenho Um Dia e Cidades de Papel comigo pra ler, mas os outros não me chamaram muito à atenção (e a única estrela deles desanimou mais ainda).

    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Dos seus melhores livros de 2013 li apenas A Culpa é das Estrelas, e também gostei bastante, tenho vontade de ler os outros também, inclusive, alguns dos piores também estão na minha wishlist HSFDTFY mas bem, quem sabe eu goste, não é? :)
    Com Carinho, Jooy Constantino.
    http://devaneioazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Poxa, não acredito que você não gostou de Cidades de Papel, gostei tanto :(
    Mas é como dizem por aí, gosto não se discute ahuahua

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  18. Acho que todo mundo que vi comentando gostou mais de Lola e o garoto da casa ao lado que de Ana e o beijo francês.. A maioria dos livros da lista ainda não li, mas espero gostar até dos que você não gostou tanto kkkk
    (também não tenho costume de falar os livros que não gosto, bem poucos estão no blog xD)

    Bjs,
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Felipe, tudo bem?
    Comigo aconteceu a mesma coisa, nunca gostei de ler, aí do nada despertou essa paixão em mim. Também fiquei emocionado com o primeiro comentário, afinal, nem era intenção de levar o blog a sério.
    Ah, ótimos livros que você leu esse ano, alguns até estão dentre os melhores que eu li também. Estou bastante ansioso para ler Feios.
    Acho que você é a primeira pessoa que eu vejo que não gostou de Anna e o Beijo Francês, mas nem posso falar nada porque ainda não li. Uma pena não ter gostado de Cidades de Papel, porque eu li e gostei bastante. Também estou ansioso para ler Um Dia, mas não muito.

    Enfim, ótimo post, parabéns!
    Ah... seguindo o blog aqui, gostei e vou voltar mais vezes.
    Até mais!

    Juliano. (diariodeumledor.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Perfil


Felipe Mateus
Um devorador de livros. O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?

Pesquise

Fanpage

Seguidores