quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Resenha: Radiante - Alyson Noel + De Olho na Edição #2


Título: Radiante
Autora: Alyson Noel
Série: Riley Bloom #1
Editora: Intrinseca
Algum tempo após o acidente de carro que a matou, Riley Bloom deixou sua irmã, Ever, no mundo que conhecemos e atravessou a ponte da vida após a morte até um lugar chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora. Riley reencontrou os pais, também vítimas do desastre, e Buttercup, o cão da família. Todos estavam se adaptando a uma morte boa e tranquila, até que ela foi chamada perante o Conselho e um segredo lhe foi revelado: a pós-vida não significa simplesmente uma eternidade de lazer. Riley tem tarefas a realizar. Ela é designada como Apanhadora de Almas, e Bodhi, um garoto diferente, que ela não consegue decifrar muito bem, é seu guia. Riley, Bodhi e Buttercup voltam à Terra para sua primeira tarefa: fazer o Menino Radiante, que há anos assombra um castelo na Inglaterra, atravessar a ponte. Muitos Apanhadores de Almas já tentaram convencê-lo e não obtiveram sucesso. Mas isso foi antes que o menino conhecesse Riley...
Quando vi esse livro na livraria logo me senti atraído por ele, primeiro por essa capa maravilhosa, segundo, pela autora Alyson Noel, que sempre tive vontade de conhecer, e terceiro e mais importante: o preço. Ele estava na promoção por 9,90 e, claro que não consegui sair de lá sem comprá-lo. Não tinha muitas expectativas para o livro e talvez por isso acabei me surpreendendo. É uma história curta e infanto-juvenil, mas que cumpre muito bem sua principal missão: entreter. Eu devorei o livro em uma tarde e nem senti o tempo passar, pois por mais que seja uma história despretensiosa, é muito envolvente e cativante. Eu amei Radiante.

Riley Bloom é uma garota de 12 anos que tem sua vida interrompida em um acidente de carro. Ao morrer, ela entra em uma nova dimensão denominada "Aqui", onde o tempo é sempre "Agora". Confuso? Não, pois isso é bem explicado no livro. Na vida pós-morte nós reencontramos familiares e amigos que já se foram, podendo viver com eles novamente e fazer tudo o que quisermos, incluindo realizar nossos sonhos. Esse novo mundo é bem parecido com o nosso, tirando o fato de as pessoas poderem materializar tudo o que querem, atravessar paredes, voar, etc. Porém, Riley não se sente tão bem como deveria, pois desde que chegou lá continua sentindo falta do Plano Terreno e da irmã que deixou para trás. Nesse lugar não existe horas, dias ou meses, pois o tempo não passa. Sendo assim, você estará sempre Aqui & Agora.

No seu primeiro dia de aula, Riley é designada para se tornar uma Apanhadora de Almas, ou seja, ajudar as almas atormentadas que continuam no Plano Terreno, presas entre a vida e a morte e fazê-los atravessar a Ponte. Ela logo recebe sua primeira missão, que é fazer um garoto que vive assombrando antigos castelos superar o passado e ir em frente. Ele é chamado "Garoto Radiante" e é bastante temido por todos, muitos Apanhadores de Almas já tentaram fazê-lo atravessar a ponte, porém todos fracassaram. Riley parte junto com Buttercup (seu cachorro) e Bodhi, seu mentor que vai lhe ensinar a ser uma caçadora. Ela e Bodhi tem uma relação de amor e ódio, pois desde o começo Riley implica com ele por seu visual nerd e jeito retrô. Acho que nos próximos livros da série teremos um romance mais aprofundado. Será?! Espero que sim, pois adorei a relação entre os dois.

Radiante é um Spin Off de Os Imortais, porém, como eu nunca li Os Imortais esse é um universo completamente novo para mim. Eu gostei da narrativa de Alyson Noel, porém achei a história rasa. A autora não se aprofunda muito em nada, eu adorei a proposta sobrenatural do livro, porém senti falta de algo mais complexo e detalhado. Sentia aquela sensação de algo faltando ou contado as pressas, não sei se é só nesse livro ou se essa é uma característica da Alyson Noel. 

Porém, Radiante é um livro extremamente divertido, com pitadas cômicas e sombrias, misturadas de forma perfeita. Ryler é uma personagem chata as vezes, porém em outras, ela é completamente apaixonante, é notável também a evolução da personagem no decorrer da história. É um livro para passar o tempo e ler sem grandes expectativas, pois assim você irá gostar muito mais.

Classificação:

De olho na edição:










E vocês já leram Radiante? O que acharam? Estão curiosos para ler?
Não deixem de comentar abaixo! Um forte abraço.

15 comentários:

  1. Legal a resenha! Confesso que tava meio receosa de ler os livros dessa autora, porque minha mãe, cuja opinião para livros eu considero bastante, disse que a série os Imortais era extremamente chata. Mas agora com a sua resenha, talvez eu dê uma chance a este livro...

    Abraços,
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li Os Imortais, por isso não tem como comparar. Mas posso dizer que Radiante não é nada chato, eu gostei bastante. Te recomendo começar por ele, para quem sabe depois ler Os Imortais.

      Excluir
  2. Já tinha ouvindo falar muito desse livro, e meio que ignorei,só que sua resenha, com certeza me deixou hiper curiosa :O

    http://www.nossaestante.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Brenda! Recomendo demais para distrair e passar o tempo, mas sem grandes expectativas, leitura leve e rápida.

      Excluir
  3. Ótima resenha!
    Tenho os quatro livros aqui, até ia pegar para ler, mas aí algumas pessoas me falaram para não ler antes de ler Os Imortais. Resultado: Adiei a leitura.rs
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo assim, é totalmente independente de Os Imortais, acho que você vai curtir muito lol

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro, gostei da resenha, parece ser um livro bem legal para passar a tarde lendo. Também a capa é linda, principalmente o cachorro dela, haha.
    livros-e-nutella.blogspot.com
    Ps: Você já leu Todo Dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Bea. A capa é simplesmente incrível, assim como todas da série haha. Ainda não li Todo Dia mas tá na minha lista faz um bom tempo.

      Excluir
  5. Como resistir a esses livros de 9,90? hahaha
    Nossa, achei essa história muito interessante, sobre vida após a morte e tal! Nunca li nada da Alyson Noel mas já ouvi falar dela por aí. Gostei bastante da sua resenha, por me apresentar algo que não conhecia :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil resistir, confesso que sempre que vejo um já fico tentado a comprar por mais que o livro não me pareça tãaao bom assim HUEHUEH

      Excluir
  6. Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca vejo vendendo em lugar nenhum. Já Os Imortais eu sempre vejo, mas nunca compro, $abe como é, né? hahaha.
    A verdade é que eu nem sabia do que o livro se tratava, nem que era um spin-off de Os Imortais, e agora eu fiquei bem curiosa.
    Beijos,
    http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, o livro está sempre em promoção no site da Livraria Saraiva, depois dá uma olhadinha lá.
      Beijos

      Excluir
  7. Sempre vejo essa série por ai! Mas, não sabia que era spin-off de Os Imortais, que já está na minha lista de leituras desejadas a um bom tempo... Acho que prefiro ler primeiro a série "original" e depois passar pro spin-off, mas parece ser um Universo bem interessante, adorei a missão da Riley e curto muito relações igual a da Riley e do Bodhi, amor e ódio é perfeito <3 hahaha
    Eu já li um livro da Alyson e amei a escrita dela, por isso tenho curiosidade de ler outros livros dela!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Também fiz uma resenha sobre esse livro. Acredito que sirva como complemento a ideia apresentada aqui.
    https://utopialiterariaentreamigas.wordpress.com/?p=724&preview=true&preview_id=724

    ResponderExcluir
  9. Também fiz uma resenha sobre esse livro. Acredito que sirva como complemento a ideia apresentada aqui.
    https://utopialiterariaentreamigas.wordpress.com/?p=724&preview=true&preview_id=724

    ResponderExcluir

Perfil


Felipe Mateus
Um devorador de livros. Viciado em young adult, sick-lit, distopia, fantasia, thriller e dentre outros gêneros que não sabe nem como classifica... O blog é uma forma que encontrou para expressar seu amor pela literatura.Mais?

Pesquise

Fanpage

Seguidores